terça-feira, 3 de maio de 2011

"Liberdade de imprensa nunca se pode tomar como garantida"

O presidente do grupo Impresa e fundador do PSD, Francisco Pinto Balsemão, defendeu hoje que a liberdade de imprensa foi uma conquista "difícil" da sociedade portuguesa que deve ser defendida e preservada em democracia.

"A liberdade de imprensa foi muito difícil de conquistar e de manter e nunca se pode tomar como garantida. Mesmo em democracia temos de lutar por ela", disse Balsemão aos jornalistas no final de uma sessão na Universidade Católica, em Lisboa, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que hoje se comemora.
"É evidente que a situação económica pode dificultar alguns trabalhos ou decisões" editoriais, reconheceu no entanto o presidente da Impresa, quando questionado sobre a quebra do investimento publicitário na imprensa e em que medida tal pode reduzir a independência editorial.
No entanto, advertiu, "havendo capacidade de determinar o efetivamente prioritário" e gastando "menos dinheiro com o superficial" será possível "continuar a cumprir a missão" no plano noticioso e editorial.
Balsemão integrou as comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em Lisboa, num painel que contou também com membros da Comissão Nacional da UNESCO e do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS).
Em paralelo, foi lançado o prémio jornalístico 'Jovens Talentos', que garantirá ao vencedor a publicação de um trabalho no Diário de Notícias e um estágio de três meses no jornal da Controlinveste.

fonte: http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1843415&seccao=Media


editando...